A Importância do Alongamento na Capoeira

Segundo Dantas (1995), alongamento é a “forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude normal com o mínimo de restrição física possível”.


Toda atividade física deveria ter, como parte integrante, o alongamento, pois é uma medida de precaução contra distensões e dores musculares; mobiliza melhor as articulações, facilitando a destreza; é uma medida de segurança contra o desenvolvimento de tensão da musculatura lombar e dos ombros, como também da região do pescoço, membros superiores e inferiores, constituindo-se ainda numa tarefa física de volta à calma ou recuperação, facilitando a remoção mais rápida dos produtos do catabolismo, relaxando a musculatura. O alongamento não tem o objetivo de desenvolver a flexibilidade muscular. É importante para a transição do sedentarismo e a atividade física, mantendo os músculos flexíveis. Importante até mesmo para quem não tem o hábito de praticar uma atividade física e para as pessoas que fazem uma atividade física vigorosa ou um desporto, principalmente no caso de alguém que pratica a capoeira, porque nela se trabalha muito a flexibilidade. Os alongamentos poderão ser realizados antes e depois da atividade principal ou quando a pessoa sentir vontade, podendo ser realizado de manhã, no trabalho, quando ela se sentir tensa e até mesmo enquanto ouve música, lê ou assiste a um programa na televisão.


Realizando o alongamento correto e regularmente, seus benefícios consistirão em: redução de tensões musculares, melhoria da coordenação, prevenção de lesões, liberação dos movimentos, melhora na circulação e melhora na consciência corporal. Todo mundo pode realizar o alongamento, independente de idade e nível de flexibilidade, porém sob a orientação de um profissional.


Foi pensando assim e tomando por base alguns autores já consagrados na área, que desenvolvemos e adaptamos uma sequência de exercícios de alongamento para serem realizados antes e após a prática da capoeira e que deverão ser seguidos na ordem alfabética, crescente ou decrescente, como mostra o quadro, de forma suave e procurando sempre aumentar a amplitude do movimento de acordo com a evolução, sem que haja dor, aumentando também progressivamente o tempo de realização dos exercícios, se necessário. Esta sequência poderá, também, ser usada juntamente com a execução da ginga na capoeira.


Segue abaixo imagens ilustrativas de alongamentos voltados para a pratica da capoeira: